segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Notação Musical Clássica



Olá a todos
Neste post vou falar um pouco sobre como interpretar, ler e escrever pautas, começando pelos exemplos mais básicos.



Uma pauta é composta por 5 linhas horizontais paralelas, como na figura, uma chave que permite "descodificar" as notas e a marca do compasso (4/4 no exemplo)

Colocando figuras rítmicas nas linhas e espaços da pauta é possível escrever uma sinfonia completa, desde que saibamos o que estamos a fazer, mas para quem está a começar a tocar, a utilidade em saber ler pautas não está propriamente em conseguir já compor, mas sim em conseguir tocar algo que foi escrito por outra pessoa.

A CLAVE
Na figura acima, podemos ver uma clave de Sol. Este começa na segunda linha a contar debaixo, o que indica que nessa linha se encontra a nota Sol.
Se o Sol se encontra na segunda linha, então no segundo espaço temos o Fá, na primeira linha o Mi, no primeiro espaço o Ré e no primeiro espaço suplementar inferior, o Dó central (aquele que está no centro do piano)
Parece complicado assim por escrito por isso mostro em imagens:



O mesmo acontece para cima de sol e é ainda possível adicionar mais notas abaixo do dó central, mas para isso mudamos a clave.

Para nos referirmos a uma nota como o Sol# por exemplo, basta por o sustenido (ou o bemol) ao lado da figura rítmica representativa da nota sol.



O COMPASSO

O compasso numa pauta está representado nos exemplos acima como 4/4.
Isto significa que temos 4 tempos por compasso, neste caso chamado compasso quarternário.
É comum também encontrar compassos 3/4 com 3 tempos por compasso.

FIGURAS RÍTMICAS

Ás "notas" colocadas na pauta chamamos figuras rítmicas. Cada figura rítmica tem um valor de "tempo" diferente.
as mais básicas e comuns são as seguintes:



1-Semibreve (4 tempos)
2-Minima (2 tempos)
3-Seminima (1 tempo)
4-Colcheia (1/2 tempo)
5-Semicolcheia (1/4 tempo)

Por exemplo, se estamos a escrever numa pauta com compasso 4/4, ou seja com 4 tempos por compasso, uma semimina (4 tempos) ocuparia um compasso inteiro. Esse mesmo compasso poderia também ser ocupado por 2 minimas (2 tempos) fazendo assim também o total de 4 tempos necessários para completar um compasso.

Exponho agora algumas equivalências para ajudar a perceber:

Equivalências a uma semibreve:


Equivalências a uma mínima:


Equivalências a uma semínima:


Agora vou demonstrar em baixo um exemplo de como se gere o tempo disponível por compasso.
Na figura é possível ver um compasso 4/4 e um compasso 3/4 e a distribuição das com um traço a indicar onde está o tempo.


Há ainda que mencionar as pausas. Neste momento vou falar apensas na pausa de semínima e na pausa de colcheia.


1- Pausa de Semínima (1 tempo)
2- Pausa de Colcheia (1/2 tempo)


Espero ter dado uma noção clara do mais básico possível sobre a notação musical clássica.
Mais tarde postarei posts sobre matéria mais avançada.

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